PUBLICIDADE
Notícias

Esforços para ajudar economia chinesa têm dado resultado, diz premiê

09:20 | 31/08/2015
A série de cortes feitos nas taxas de juros da China e outras medidas adotadas para impulsionar a economia têm gerado resultados positivos, afirmou o primeiro-ministro do país, Li Keqiang.

O premiê também afirmou que Pequim vai manter políticas fiscais proativas e uma postura de política monetária prudente como formar de garantir crescimento estável, segundo um comunicado publicado no site do governo chinês no sábado.

Li, que falou durante reunião de autoridades seniores sobre a economia, repetiu comentários recentes de que não há fundamento para uma desvalorização de longo prazo do yuan, mas ressaltou que o recente "ajuste" na forma como o governo guia a taxa de câmbio foi uma medida razoável.

Desde novembro do ano passado, a China já cortou juros em cinco ocasiões - a última delas na semana passada - e permitiu aos bancos emprestar uma fatia maior de seus depósitos, numa tentativa de estimular o crescimento econômico. O governo chinês também cortou impostos e tentou ampliar gastos em infraestrutura, com foco em estradas e ferrovias.

Há três semanas, o banco central chinês desvalorizou o yuan em cerca de 2% e decidiu que a taxa de câmbio passaria a ser mais influenciada pelas forças de mercado.

De modo geral, os indicadores industriais da China têm sido fracos, o que levanta dúvidas sobre a capacidade de Pequim de atingir a meta de crescimento de cerca de 7% estabelecida para este ano.

Já as exportações chinesas tiveram queda de quase 1% nos primeiros sete meses do ano ante igual período de 2014. Apenas em julho, as exportações da China sofreram um tombo anual de 8,3%, enquanto as importações recuaram 8,1%, mostrando queda pelo nono mês consecutivo.

Li disse também que Pequim vai se esforçar para cumprir as metas econômicas do ano e ajudar projetos importantes de infraestrutura, além de direcionar mais recursos para as regiões oeste e central da China, que, de modo geral, têm mostrado desempenho inferior aos das áreas costeiras. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS