PUBLICIDADE
Notícias

Elevar juros dos EUA agora seria "passo na direção errada", diz Kocherlakota

09:05 | 19/08/2015
O presidente da distrital do Federal Reserve em Minneapolis, Narayana Kocherlakota, defendeu que o Fed, como é conhecido o banco central dos EUA, não comece a elevar os juros básicos no curto prazo e, em vez disso, relaxe a política monetária ainda mais, diante da persistente inflação baixa.

"Apertar a política monetária quando a projeção de inflação é tão baixa é um passo na direção errada", escreveu Kocherlakota em coluna publicada no Wall Street Journal desta quarta-feira.

Kocherlakota, que é membro votante do Fed neste ano, vem há meses dizendo que o BC norte-americano deveria esperar até o próximo ano antes de elevar as taxas de juros dos atuais níveis próximos de zero. O comentário dele veio num momento em que os dirigentes do Fed avaliam a possibilidade de anunciar a primeira alta de juros em quase dez anos na reunião de setembro.

Mais tarde, às 15h (de Brasília), o Fed vai divulgar a ata da reunião de julho, que poderá trazer novos detalhes de suas discussões internas sobre a questão dos juros.

Na coluna, Kocherlakota lembrou que a inflação anual dos EUA está abaixo da meta de 2% do Fed há mais de três anos. "A perspectiva é de mais do mesmo", afirmou, citando projeções privadas de que a inflação não vai alcançar o objetivo do Fed por mais dois anos.

Em junho, a equipe do Fed previu que a inflação ficará abaixo da meta até 2020.

"Com essa perspectiva, o Fomc (sigla em inglês para 'Comitê Federal de Mercado Aberto'", deveria relaxar, e não apertar, a política monetária, por meio, por exemplo, de compras de mais ativos de longo prazo ou da redução da taxa de juros que paga sobre reservas excedentes dos bancos", explicou Kocherlakota.

Para Kocherlakota, o Fed vai querer elevar os juros algum dia, "mas o momento não é agora". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS