PUBLICIDADE
Notícias

Comércio fecha no feriado de Nossa Senhora da Assunção; farmácias abrem

14:35 | 13/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 18h28min

As lojas de Fortaleza que abrirem neste feriado de Nossa Senhora da Assunção, 15 de agosto, estarão sujeitas a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, além do pagamento de multa. A não abertura das lojas neste sábado, 15, integra acordo da Convenção Coletiva de Trabalho 2015 entre o sindicato patronal e o dos trabalhadores.

O Sindlojas, no entanto, informou que tentou negociar a abertura dos comércios neste feriado, mas após 15 dias de espera recebeu um ofício inviabilizando o funcionamento. “Dado a este difícil momento de crise e poucas vendas, o presidente Cid Alves procurou o presidente do Sindicato dos Comerciários para negociar a mencionada data”, completa.
[SAIBAMAIS 3]
A coordenadora do Sindicato dos Comerciários, Elenice Pereira, disse ao O POVO Online que a lei não permite a negociação individual dos feriados. “O funcionamento dos feriados é discutido na Convenção Coletiva anual, em que cada sindicato apresenta seus interesses. Nós não podemos descumprir a lei, a questão deste feriado já estava agendada”, explica.

Apesar de as lojas estarem proibidas de funcionar, as farmácias poderão abrir normalmente, conforme Elenice. ''O sindicato patronal sabe muito bem que esse feriado já estava decidido. Eles mandam esses ofícios para confundir a cabeça do trabalhador”, diz ela.

Tânia Damasceno, gerente executiva do Sindlojas, lembra que o sábado é um dos melhores dias para as vendas, por isso houve a tentativa de abertura dos comércios. "Tentamos abrir essa exceção em virtude das poucas vendas registradas. Nós não esperávamos que [esse ano] ia ser tão ruim, está difícil para todo mundo. Infelizmente, mesmo com a proposta de abono salarial, recebemos não como reposta'', diz.

Metrô de Fortaleza

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou, via comunicado, que não haverá operação do Metrô de Fortaleza durante o feriado deste sábado, 15. A operação normal deve ser retomada na próxima segunda-feira, 17.


TAGS