PUBLICIDADE
Notícias

Com petróleo em queda, Rússia não dá sinais de recuperação

12:30 | 19/08/2015
A economia da Rússia não mostrou sinais de recuperação em julho, à medida que a tendência de queda nos preços do petróleo continuou a prejudicar o grande exportador da commodity, segundo dados publicados nesta quarta-feira.

No primeiro semestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve contração de 3,4%. No segundo trimestre, a retração econômica foi de 4,6%, após o declínio de 2,2% verificado nos três meses anteriores.

Já as vendas no varejo da Rússia tiveram queda anual de 9,2% em julho, depois de terem avançado 1,6% no mesmo mês do ano passado. Nos primeiros sete meses do ano, o setor varejista acumulou queda de 8,1% nas vendas.

Em outro sinal de que a recessão russa vai se prolongar, os investimentos de capital despencaram 8,5% em julho ante um ano antes, após recuarem 7,1% no mês anterior.

A projeção oficial de Moscou é que a economia contraia até 3% este ano, mas o Banco Central da Rússia deverá anunciar novas previsões em setembro. A revisão deverá trazer um cenário mais sombrio, uma vez que os preços do Brent operam em torno de US$ 48 o barril, ante US$ 60 mais no começo do ano.

Os dados também mostraram que os salários reais, que são corrigidos pela inflação, tiveram declínio anual de 8,2% em julho, após caírem 7,2% em junho. A renda disponível real, por sua vez, diminuiu 2% em julho.

Segundo analistas, o BC russo tende a reduzir mais as taxas de juros este ano, numa tentativa de contornar os problemas econômicos, mas a recente rodada de desvalorização do rublo, provocada pela fraqueza do petróleo, poderá levar a instituição a interromper o ciclo atual de relaxamento monetário na reunião prevista para 11 de setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS