PUBLICIDADE
Notícias

Brasil e Suécia assinam acordo de financiamento para compra de jatos da Saab

08:10 | 26/08/2015
O acordo de financiamento por meio do qual o Brasil comprará jatos Gripen da Suécia foi assinado, informou o Ministério da Defesa brasileiro no fim da terça-feira. O documento está relacionado ao contrato de US$ 4,5 bilhões que o Brasil concedeu à sueca Saab, em 2013, para o fornecimento de 36 jatos de combate à Aeronáutica.

A entrega das aeronaves deve começar em 2019. O acordo, assinado por representantes do Tesouro brasileiro e da Agência de Crédito para a Exportação Sueca, cobrirá 100% do contrato comercial, com uma taxa de juros de 2,19% e sem a necessidade de entrada, disse o Ministério da Defesa em comunicado. O pagamento de fato do financiamento ocorrerá apenas após o recebimento da última aeronave, previsto para 2024.

O acordo de financiamento foi totalmente garantido pelo Conselho de Garantia de Crédito à Exportação Sueco, agência do governo que segura companhias exportadoras suecas contra o risco de calote. A Saab pretende fazer o registro contábil da encomenda da Aeronáutica brasileira antes do fim de 2015.

Às 7h40 (de Brasília), a ação da Saab avançava 0,54% na Bolsa de Estocolmo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS