PUBLICIDADE
Notícias

BC mantém projeção de alta para a inflação em 2015, acima da meta de 4,5%

09:35 | 06/08/2015
Apesar da alta dos juros, as projeções de inflação do Banco Central continuam em alta para 2015. O BC informou nesta quinta-feira, 6, que sua projeção para a inflação de 2015 subiu no cenário de referência e segue acima do centro da meta de 4,5%. No caso do cenário de mercado, a projeção da autoridade monetária para este ano aumentou e também segue acima do centro da meta. As informações foram divulgadas há pouco por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, que elevou a taxa básica de juros em meio ponto porcentual, para 14,25% ao ano.

No Relatório Trimestral de Inflação de junho, o BC informou que sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) deste ano estava em 9% no cenário de referência e em 9,1% no de mercado. Nesse mesmo documento, a autoridade monetária admitiu que a chance de estouro da meta era de 99%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, 3, a mediana das estimativas dos economistas do setor privado era de que a inflação oficial do País encerrasse este ano em 9,25% - foi a 16ª alta consecutiva das previsões.

Para este ano, a autoridade monetária promete apenas evitar a contaminação da atual alta dos preços para o restante da economia, contendo, assim, os efeitos secundários. Principalmente no início do ano, foi verificado um aumento dos preços administrados e atualmente há também uma elevação do dólar - a alta em 2015 já passa dos 30%

TAGS