PUBLICIDADE
Notícias

BC da Turquia se reunirá em meio a pressão política e forte queda da lira

11:20 | 17/08/2015
A reunião do Banco Central da Turquia amanhã será observada com atenção, tendo em vista a crescente pressão política no país e a queda da lira para mínimas históricas em relação ao dólar. Os participantes dos mercados esperam que o presidente da instituição, Erdem Basci, defenda o uso de políticas monetárias mais ortodoxas.

A equipe de Basci deve decidir nessa reunião se inicia uma transição para uma taxa de juros única ou se continua com o atual mix de várias taxas básicas, que é considerado uma política não ortodoxa.

A reunião pode ser a última chance de o Banco Central da Turquia normalizar sua política monetária antes de o Federal Reserve, o banco central dos EUA, iniciar a esperada elevação dos juros no país, o que provavelmente vai retirar capital dos mercados emergentes e criar um ambiente volátil para economias como a turca, que depende pesadamente de financiamento externo.

O encontro ocorre enquanto os políticos turcos estão tentando um último esforço para criar uma coalizão ou um governo de minoria. Existe o risco de serem convocadas eleições antecipadas, apenas dois meses depois de as eleições nacionais deixarem o Parlamento local dividido pela primeira vez desde 2002.

Enquanto isso, o governo interino lançou uma guerra em julho contra o Estado Islâmico e insurgentes curdos, ampliando a turbulência política e contribuindo para uma forte queda da moeda do país.

A lira atingiu uma nova mínima histórica hoje, com o dólar acima de 2,86 liras, o que significa desvalorização de cerca de 22% desde o começo do ano - o pior desempenho entre as moedas de mercados emergentes depois do real brasileiro. O juro dos bônus de dois anos do governo turco disparou para dois dígitos nas últimas semanas e começou a segunda-feira a 10,18%.

Apesar da queda da lira, do aumento da volatilidade e de preocupações políticas, oito dos 12 economistas consultados pela Dow Jones Newswires preveem que o Banco Central da Turquia vai manter os juros e a estrutura da política monetária inalterados na reunião de amanhã. Todos disseram esperar que a taxa de juros de concessão de empréstimos overnight permaneça em 10,75%, mas quatro afirmaram que a taxa de recompra de uma semana, que é a referência no país, deve ser elevada de 7,5% para 8,0% ou para 8,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS