PUBLICIDADE
Notícias

ZF apresenta protótipo que vira rodas a até 75°

O conceito desenvolvido para carros autônomos pela empresa Smart Parking Assist funciona como um assistente de estacionamento

18:04 | 03/07/2015
NULL
NULL

Estacionar o carro na rua tem tudo para ficar mais fácil com a nova tecnologia revelada pela ZF.

O Grupo, um dos três maiores fornecedores automotivos do mundo, apresentou em Potsdam, na Alemanha, um protótipo batizado de Smart Urban Vehicle (Veículo Urbano Inteligente, em tradução livre), cujas rodas podem esterçar em até 75º.

O conceito desenvolvido para carros autônomos pela empresa Smart Parking Assist foi feito usando a base de um Opel Agila e funciona como um assistente de estacionamento.

O modelo elétrico permite ser estacionado em vagas apertadas, tanto na transversal, quanto em paralelo.

O protótico recebeu modificações na suspensão dianteira. O conceito de chassis substitui a suspensão convencional do tipo McPherson, com semi-eixos ligando rodas à coluna de direção, conectados em um único suporte.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Ainda segundo a ZF, foi necessário criar espaço nos paralamas para tornar possível a virada e a direção elétrica com uma relação diferente, o que permite chegar ao ângulo superior de esterçamento de 75º.

O modelo também traz outros sistemas, como o que permite estacionar ou retirar o carro de vagas apertadas usando um relógio inteligente ou um smartphone, além de ligar/desligar e trancar o veículo.

[VIDEO1]

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
TAGS