PUBLICIDADE
Notícias

Volpon foi duas vezes errado ao anunciar voto e se abster, diz Jucá

17:00 | 30/07/2015
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou nesta quinta-feira, 30, que o diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central (BC), Tony Volpon, foi "duas vezes errado" ao anunciar como iria votar na quarta-feira, 29, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e, posteriormente, tomar uma inédita decisão, ao se abster. "É uma bobagem. Ele antecipou um voto e depois não votou", afirmou Jucá, que foi relator da indicação de Volpon na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Jucá classificou como "equivocado" o fato de o diretor do Banco Central ter anunciado como iria votar. Ele disse defender que a diretoria do BC tenha autonomia, mas destacou ser importante que cada um cumpra o seu papel. "O BC não pode fazer política partidária. É para fazer política fiscal e monetária", frisou ele, que é economista de formação.

O senador do PMDB não quis entrar na polêmica sobre se é necessário, mesmo com a abstenção de Volpon nesta última reunião do Copom, de levá-lo para a CAE a fim de que ele preste esclarecimentos sobre a antecipação da linha do voto. Segundo Jucá, cabe ao presidente da comissão e líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), avaliar a conveniência da ida do diretor do BC ao Senado. "É complicado. Vai aprofundar o debate e aumentar a politização em cima da autoridade monetária", argumentou o peemedebista.

TAGS