PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo dos EUA caem 0,3% em junho ante maio

10:10 | 14/07/2015
As vendas no varejo dos EUA recuaram 0,3% em junho, um sinal de que os gastos dos consumidores podem se estabilizar, após registrar recuperação no final do inverno, informou o Departamento do Comércio.

O resultado veio abaixo das previsões dos economistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam acréscimo de 0,3% nas vendas. Os dados de maio foram revisados para alta de 1,0%, ante +1,2%. O dado de abril também foi revisado, para estabilidade, ante crescimento de 0,2% divulgado anteriormente.

De acordo com o Departamento do Comércio, as vendas caíram em várias categorias, incluindo móveis e lojas de roupas, setor automotivo e material de construção. A queda só não foi maior por causa da alta de 0,8% em gasolina e de 1,0% no setor de eletrônicos, o maior aumento desde setembro.

Excluindo-se o setor automotivo, as vendas recuaram 0,1% em junho, ante maio e, desconsiderando-se a gasolina, as vendas caíram 0,4%. Excluídos os dois itens, as vendas tiveram queda mensal de 0,2% no mês passado.

De acordo com o Departamento do Comércio, as vendas têm sido voláteis nos últimos meses, mas o indicador tem mostrado que no geral os consumidores intensificaram os gastos após o inverno rigoroso. Diante disso, muitos economistas preveem fortes gastos ao longo do segundo semestre.

Na comparação anual, as vendas do setor varejista norte-americano avançaram 1,4% em junho. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS