PUBLICIDADE
Notícias

Turbulência no mercado financeiro é passageira, diz Edinho Silva

21:00 | 24/07/2015
Depois de mais um dia de incerteza no mercado financeiro, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Edinho Silva, minimizou nesta sexta-feira, 24, a recepção negativa do mercado ao anúncio da redução da meta fiscal. Na avaliação de Edinho, a turbulência no Ibovespa é "passageira" e o governo agiu com "muita transparência" ao divulgar as novas informações do cenário fiscal.

"Eu penso o seguinte: o mercado em breve vai entender que a política econômica está definida, é sólida, é consequente e vai oferecer resultados para o País. Eu penso que é uma questão de compreensão do momento. O governo está agindo no sentido de ter um diálogo franco tanto com o mercado quanto com a sociedade", disse o ministro a jornalistas.

"Essa turbulência deste momento é passageira. O importante é que a política (econômica) oferece previsibilidade ao mercado, aos investidores e à sociedade, as regras estão aí, são claras, não serão alteradas. Portanto, qualquer investidor ou agente econômico no País ou internacional consegue enxergar o cenário econômico brasileiro, isso que é importante: previsibilidade e credibilidade", defendeu o titular da Secom

O Ibovespa terminou o dia em baixa de 1,13%, aos 49.245,84 pontos, renovando o menor nível desde 16 de março deste ano, quando marcou 48.848,21 pontos. O pregão desta sexta-feira acabou com os juros em forte alta, voltando a precificar chances majoritárias de a Selic subir 0,50 ponto porcentual na próxima quarta-feira.

A moeda dos EUA no mercado à vista de balcão disparou 1,76%, para R$ 3,3490, acumulando valorização de quase 5% na semana, no maior valor desde 31 de março de 2003.

Levy

O ministro Edinho Silva reforçou o discurso em defesa do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Apesar de não ter prevalecido a tese de Levy de deixar o anúncio do corte da meta fiscal mais para o final do ano, o Planalto sustenta que o ministro não foi derrotado nem perdeu a confiança da presidente Dilma Rousseff.

"O Levy é um ministro extremamente importante pro nosso governo, para o nosso País. A presidente Dilma montou uma equipe econômica que tem credibilidade, responsabilidade com o nosso País. Todos os ministros da área econômica estão agindo de forma articulada", comentou Edinho Silva.

"Penso que o ambiente do Brasil é muito favorável, se compararmos com o que está acontecendo no mundo. Precisamos é ter otimismo, começar efetivamente a acreditar no Brasil, ter um discurso mais otimista, porque no Brasil tudo funciona: a economia funciona, as instituições funcionam, você tem credibilidade. Em economia, o importante é você ter previsibilidade e segurança. Isso o governo garante", defendeu Edinho Silva.

TAGS