PUBLICIDADE
Notícias

Texto base de ministros da zona do euro prevê saída temporária da Grécia

12:50 | 12/07/2015
Um comunicado preparado pelos ministros de Finanças da zona do euro, que servirá como base para a reunião dos líderes da zona do euro neste domingo, contém uma saída temporária da Grécia da zona do euro como uma opção, disseram três autoridades europeias, mas muitos ministros sinalizaram que mais ajuda financeira para o país era um cenário mais provável.

Ontem, o Ministério de Finanças da Alemanha sugeriu que a Grécia poderia sair temporariamente da zona do euro por cinco anos e ter algumas de suas dívidas reduzidas, se Atenas não conseguisse melhorar suas propostas para conseguir uma ajuda financeira.

De acordo com as autoridades, esta opção não tem o apoio de todos os 19 ministros da zona do euro.

Após quase cinco horas de negociações, vários dos ministros de Finanças mais otimistas disseram que uma solução para a Grécia está agora mais perto.

"Eu acho que há uma proposta muito boa em cima da mesa", disse o ministro de Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, quando deixou o local.

A declaração preparada por ministros "tem profundas condicionalidade em três pontos. O primeiro ponto é que o parlamento grego precisa implementar as medidas até 15 de julho. O segundo ponto é nas difíceis condições em relação à reforma trabalhista, o IVA [Imposto sobre Valor Agregado] e demais impostos. E o terceiro ponto são medidas muito duras sobre a privatização e fundos de privatização", disse Stubb.

Hans Joerg Schelling, o ministro de Finanças da Áustria, disse que uma saída da Grécia da zona do euro "está fora de cogitação por enquanto".

Da mesma maneira, o ministro de Finanças da França, Michel Sapin, descartou a ideia de uma saída temporária da Grécia da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS