PUBLICIDADE
Notícias

Tecnologia facilita o diálogo em condomínios

01:30 | 29/07/2015
NULL
NULL

A comunicação eficiente é a chave para o funcionamento das relações, sejam elas no trabalho, na família ou no ciclo de amigos. Na relação condominial, entre síndico e condômino, não é diferente: a comunicação clara e eficaz pode evitar dores de cabeça para ambos e, para isso, vale apostar em outras ferramentas de comunicação além do flanelógrafo e do comunicado embaixo da porta.


Lílian Alves, diretora geral da Singular Premium Administradora de Condomínios, explica que para uma boa comunicação condominial é importante que os condôminos estejam cientes do regimento interno. “Isso já ajuda a evitar problemas”, ressalta.


“Os síndicos podem, esporadicamente, destacar alguns pontos desse regimento para recordar os condôminos através de um comunicado impresso, televisores espalhados nos elevadores - quando houver -, e-mail ou até mesmo por meio das redes sociais”, ela diz.


Algumas administradoras condominiais disponibilizam no próprio site dados sobre finanças e balancetes. Além de auxiliar na comunicação entre síndico e moradores, a medida também pode diminuir o número de pedidos para o síndico.


O uso de redes sociais e ferramentas como Whatsapp pode não funcionar bem quando o condomínio é grande, de acordo com Lílian. “É bem interessante, mas isso pode acabar sobrecarregando o síndico, principalmente no caso do whatsapp, porque as pessoas acabam esperando uma resposta quase que imediata”.


Lílian acrescenta que as redes sociais podem ser uma forma de aproximar condômino e síndico, fazendo com que o morador tenha mais interesse em participar das reuniões condominiais. Ela diz que, por enquanto, não tem observado grande uso das ferramentas. Mas diz que, se usadas com responsabilidade e foco, elas têm grande potencial.


Para a síndica profissional Mariel Fúrfuro, o uso de novos meios como redes sociais na comunicação condominial é importante para agilizar a resolução de problemas. No entanto, ela destaca que quando a necessidade de informar algo parte do síndico, é importante que o comunicado seja mais formal. “É bom para trocar pequenas informações, mas para comunicados mais formais, é preferível que seja algo protocolado.


Moradora de um condomínio inaugurado há pouco tempo, a vendedora Silvana Vieira relata que as redes sociais têm papel fundamental na vivência dos moradores e na relação com a síndica. Os condôminos resolveram criar um grupo no Facebook e no Whatsapp para resolverem não só as questões condominiais, mas também para trocar conhecimentos e organizar eventos no condomínio.


“Sempre quando alguém fala sobre um assunto do condomínio, tem alguma solicitação ou dúvida, a síndica responde. O grupo do Facebook é mais utilizado para organizar eventos ou até mesmo vender coisas”, ela diz.


Mesmo com a diversidade de temas, Silvana explica que o grupo é utilizado com responsabilidade. “Até agora, nunca vi brigas ou desavenças nesses grupos. Dá para falar sobre vários assuntos e manter tudo organizado”. (Ingrid Coelho, especial para O POVO)

 

FERRAMENTAS


GRUPOS EM REDES SOCIAIS:

São boa alternativa, mas é preciso cuidado para que o grupo não saia do foco

MENSAGENS NO CELULAR:

São eficientes, mas é preciso cuidado. Não é porque a mensagem foi lida que o seu problema será resolvido imediatamente


E-MAIL:

Entre as ferramentas online, é considerada uma das melhores

 

COMUNICADO IMPRESSO EM FLANELÓGRAFO:

pode passar despercebido. A medida pode ser utilizada em conjunto com um e-mail, por exemplo

 

TAGS