PUBLICIDADE
Notícias

Santander não acredita que Brasil perderá grau de investimento, diz executivo

13:50 | 30/07/2015
O Banco Santander não acredita que o Brasil irá perder o grau de investimento e que, com a recuperação econômica prevista a partir de 2016, resultado das medidas que estão sendo tomadas, as agências de rating devem incorporar essa expectativa em suas avaliações, disse o vice-presidente de finanças da instituição, Angel Santodomingo, em teleconferência com jornalistas para comentar o balanço do banco.

"Para perder o grau de investimento é preciso que haja uma situação dura e que duas agências de rating façam o rebaixamento da nota (para abaixo do grau de investimento), estamos longe disso", observou Santodomingo. "Para o macroeconômico, que agora está mais enfraquecido, as perspectivas são de melhoria em 2016 e devemos esperar, portanto, que isso se reflita nas agencias de rating", acrescentou.

O executivo disse que banco vê como positivas as medidas que o governo está tomando e que o tema da perda do grau de investimento é "pontual". "Poderemos ter movimentos adicionais (de rating), mas sem a perda do grau de investimento", disse.

Quando perguntado sobre a operação Zelotes, Santodomingo afirmou que o banco está tranquilo e colabora com as autoridades para o esclarecimento do caso. A operação Zelotes, deflagrada em março, busca esclarecer um suposto esquema de sonegação fiscal, envolvendo o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, por meio da reversão ou anulação das multas.

TAGS