PUBLICIDADE
Notícias

Recuperação de crédito do consumidor sobe 2,4% em junho ante maio, diz Boa Vista

17:00 | 13/07/2015
O indicador de recuperação de crédito do consumidor subiu 2,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Na comparação com junho do ano passado, houve alta de 0,7%. No acumulado de 2015, ante igual intervalo de 2014, o indicador recua 0,8%, enquanto em 12 meses a retração é de 2,5%.

Segundo os economistas da Boa Vista, a queda registrada pelo indicador em 12 meses pode ser explicada pelo cenário maior deterioração das variáveis macroeconômicas, tais como o desaquecimento do mercado de trabalho, inflação em níveis elevados e aumento dos juros, que impactam diretamente nos orçamentos familiares.

"Desta forma, com a capacidade de pagamentos dos consumidores reduzida, a recuperação de crédito dificilmente retornará a um patamar positivo em 2015", diz a empresa, acrescentando que a previsão é que o indicador termine o ano com queda de 2,0%.

Na divisão geográfica, a maior alta do indicador, na margem, foi registrada na Região Sul (4,0%), seguida do Norte (3,7%), Sudeste (2,3%), Centro-Oeste (2,1%) e Nordeste (1,6%). No âmbito nacional, considerando apenas a recuperação de crédito do consumidor no setor varejista, houve alta de 0,5% em junho ante maio. Na comparação com junho do ano passado, no entanto, foi registrada queda de 9,4%.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras.

TAGS