PUBLICIDADE
Notícias

Projeções econômicas do staff do Fed são vazadas no próprio site do BC dos EUA

18:00 | 24/07/2015
As projeções econômicas preparadas pela equipe do Federal Reserve, o banco central norte-americano, foram inadvertidamente postadas no site da instituição no fim do mês passado, afirmou o Fed nesta sexta-feira. As projeções, que normalmente são divulgadas com um atraso de cinco anos, foram publicadas online em 29 de junho, disse o Fed. Os arquivos estão sendo mantidos online "porque a informação já foi divulgada", segundo o próprio Fed.

O BC informa que a questão foi encaminhada ao conselho geral de inspeção do órgão. O vazamento ocorre em meio a uma série de investigações sobre vazamentos separados, possivelmente não relacionados, de informação confidencial em 2012. O escritório de inspeção geral do Fed não quis comentar o assunto.

As projeções da equipe foram preparadas antes da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) dos dias 16 e 17 de junho. Elas incluem projeções para a taxa de desemprego, a inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) e também avaliações da equipe sobre a trajetória para a taxa básica de juros.

As projeções do staff do Fed, as que foram vazadas, não são as projeções dos dirigentes do Fomc, que já são divulgadas quatro vezes ao ano. No caso das projeções do staff, a divulgação ocorre somente com um atraso de cinco anos. Ainda assim, a visão da equipe do Fed é importante, porque os dirigentes confiam nela ao fazer suas próprias projeções.

As projeções do staff mostram uma taxa de juros em 0,35% no quarto trimestre de 2015. Também preveem que a taxa suba para uma média de 1,26% no quarto trimestre de 2016 e uma média de 2,12% no quarto trimestre de 2017. Isso sugere um ritmo mais fraco na comparação com as projeções dos dirigentes divulgadas em junho. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS