PUBLICIDADE
Notícias

Procura por crédito sobe 2% em junho, mas acumula queda em 2015

11:40 | 28/07/2015
A procura do consumidor por crédito em todo o país teve alta de 2,0% em junho, descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano (de janeiro a junho de 2015) a demanda por crédito caiu 11,6%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado o recuo foi de 10,9%.

A procura do consumidor por crédito nas instituições financeiras subiu 4,8% na análise mensal, enquanto para o segmento não-financeiro a alta foi de 0,2%, mantida a base de comparação.

De acordo com a pesquisa o consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a procura por crédito vem desacelerando consecutivamente desde meados do segundo semestre de 2014.

Além disso, o estudo aponto que os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses. Elementos como alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário. Assim, levando em consideração o ambiente macroeconômico para 2015, uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.
Redação O POVO Online
TAGS