PUBLICIDADE
Notícias

Peso mexicano atinge mínima histórica ante o dólar

18:10 | 01/07/2015
O peso mexicano recuou à mínima histórica ante o dólar nesta quarta-feira, a 15,693, reagindo a notícias sobre a crise grega, a um dado positivo dos Estados Unidos e também à queda nos preços do petróleo. A queda do peso é também uma mostra das dificuldades das moedas dos mercados emergentes, antes da esperada alta nos juros pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano.

O prolongado impasse entre os credores e o governo grego motiva investidores a preferir a moeda americana. Além disso, um dado forte de criação de vagas no setor privado dos EUA reforçou as expectativas de que o Fed pode elevar os juros mais adiante neste ano, o que também impulsiona o dólar. Com o Fed a caminho de subir os juros, o Banorte prevê que o dólar fique entre 15,85 e 15,90 pesos, particularmente se as notícias econômicas dos EUA continuarem a vir positivas, apoiando a especulação de que o BC norte-americano vai apertar sua política monetária mais cedo.

Hoje, a queda nos preços do petróleo também contribuiu para a queda no peso, já que a commodity é um importante item da pauta de exportação mexicana.

Ainda que o México esteja em melhor situação que a maioria dos mercados emergentes, a forte liquidez do peso mexicano torna ela um alvo para os investidores apostando contra os mercados emergentes. Segundo o estrategista Win Thin, da Brown Brother Harriman, os fundamentos da moeda são sólidos, mas a divisa é frequentemente alvo de ataques do tipo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS