PUBLICIDADE
Notícias

Nunca tive intenção de tirar a Grécia da zona do euro, diz Tsipras

07:20 | 31/07/2015
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta sexta-feira que nunca teve a intenção de tirar seu país da zona do euro, mas que realmente pediu ao seu então ministro das Finanças para preparar um plano de contingência, no caso de que o país se visse forçado a dar esse passo. "Claro, obviamente, eu ordenei pessoalmente a [o ex-ministro das Finanças Yannis] Varoufakis que organizasse uma equipe para gerenciar uma situação de emergência", afirmou ele aos congressistas, no Parlamento em Atenas.

Tsipras disse que o governo tinha a obrigação de se preparar para a ameaça de uma saída.

As declarações foram dadas após um telefonema de Varoufakis com investidores internacionais, tornado público nesta semana. Durante esse telefonema, o ex-ministro afirmou que contratou meses atrás um amigo, especialista em computação, para invadir dados oficiais e obter informação necessária para estabelecer um sistema paralelo de pagamentos, baseado na emissão de títulos por Atenas, caso o país não pudesse mais usar o euro.

Varoufakis foi demitido do posto de ministro das Finanças por Tsipras no início de junho, para ajudar na negociação com os credores. Nesta semana, a Suprema Corte grega enviou ao Parlamento o caso de dois processos contra Varoufakis, apresentados por cidadãos. O Parlamento terá de decidir se o ex-ministro deve ter imunidade ou se pode ser julgado. Os processos foram apresentados após as últimas revelações do ex-ministro de que tentou estabelecer um sistema de pagamentos paralelo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS