PUBLICIDADE
Notícias

'Não vamos virar as costas para o Mercosul', diz secretário do MDIC

17:00 | 28/07/2015
O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, afirmou nesta terça-feira, 28, que não é intenção do governo brasileiro deixar de lado o Mercosul em detrimento de acordos bilaterais.

"Temos procurado fazer a retomada dos acordos bilaterais, mas não vamos virar as costas para o Mercosul, de maneira nenhuma", disse, durante debate promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) com o tema "O Plano Nacional de Exportações e a nova agenda comercial brasileira", na capital paulista.

Segundo Maia, o ministro do MDIC, Armando Monteiro, tem no "seu espírito" a intenção de desenvolver melhor as relações do bloco do cone sul para que não haja impeditivos para a retomada dos acordos bilaterais. "Estamos tentando remover algumas barreiras e procurar negociações", disse o secretário.

Para o presidente da AEB, José Augusto de Castro, o Brasil vai chegar à conclusão de que ficar em um bloco protecionista não é o melhor negócio e que é preciso ter uma visão mais expansionista. "Vamos chegar à conclusão de que ou mudamos ou vamos continuar olhando para o próprio umbigo", disse.

Castro destacou que um mudança de atitude do Brasil no âmbito do Mercosul é uma decisão política. "E nada vai acontecer até a eleição presidencial da Argentina", afirmou, referindo-se à disputa que em outubro vai escolher o sucessor de Cristina Kirchner.

TAGS