PUBLICIDADE
Notícias

Não temos pacote; temos canais que podem estimular indústria, diz Monteiro

18:30 | 12/07/2015
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, disse que neste momento não há nenhum pacote a ser anunciado, mas que há canais que podem estimular a atividade industrial brasileira. O ministro disse ainda que o Brasil pode fazer uma inserção muito maior no comércio internacional.

"Temos agora uma oportunidade com a desvalorização do câmbio que nos oferece uma perspectiva de um prazo mais curto e que, portanto, devemos aproveitar esse canal", disse o ministro em entrevista coletiva antes da abertura do Congresso Brasileiro do Aço neste domingo.

Segundo ele, a percepção é de que a taxa de câmbio está mais amigável ao exportador, "sem artificialismos".

"O Brasil ficou por muito tempo exposto a uma maior competição por conta da forte valorização de sua moeda", destacou.

Monteiro disse que as empresas voltaram a colocar as exportações no radar e que, nesse sentido, a expectativa é da ampliação do volume de exportação de produtos manufaturados, tanto por conta de um efeito do câmbio, mas também como um movimento de substituição de importações.

O ministro disse também que é normal que em momentos de crise uma maior competição em escala global, mas que no passado a indústria pagou caro pelo real muito valorizado.

TAGS