PUBLICIDADE
Notícias

Mercedes-Benz apresenta seu caminhão autônomo

Protótipo está pronto para rodar sem intervenção do motorista. Expectativa da Mercedes é dar início às vendas do Future Truck ainda em 2015

14:18 | 27/07/2015
NULL
NULL

A Mercedes-Benz desenvolveu e apresentou recentemente o seu caminhão autônomo Future Truck 2025.

O protótipo futurista está pronto para rodar sem intervenção do motorista, mas a empresa alemã ainda aguarda definições sobre este tipo de veículo nos países onde a marca pretende comercializá-lo. A expectativa da Mercedes é dar início às vendas do Future Truck em 2015.

O FT foi apresentado pela primeira vez em 2014, no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA, na cidade alemã de Hanover.
[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a marca, o FT 2025 é seguro, embora diante de ações externas, realizadas por outros motoristas, possam desativar o modo autônomo do caminhão inesperadamente, gerando risco de acidentes.
[SAIBAMAIS 3]
Com direção elétrica e feito sobre a plataforma do modelo MB Actros 1845, o caminhão vem equipado com um motor seis cilindros em linha de 449 cv e 224 kgfm, acoplado a um câmbio automático de 12 velocidades.

O FT conta com sistema de piloto rodoviário, câmeras e sensores inteligentes. Um jogo de LEDs na dianteira indicam se o modo de condução do veículo é autônomo, por meio de luzes azuis; ou se é feita normalmente pelo motorista, por meio de luzes brancas.  

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Já as câmeras podem identificam o tipo de estrada, faixas, carros, objetos ou pedestres que se encontram próximo ao caminhão. Os retrovisores também foram substituídos por câmeras (tablets digitais), que podem ser monitoradas da cabine de comando, em tempo real.
[FOTO4]

 

 

 

 

 

 

 

Embora projetado para circular sem o auxílio de um motorista, o FT não sai dirigindo sozinho. Antes, é necessário que o condutor dê a partida, engate o câmbio e acelere até atingir uma velocidade constante. Só assim o caminhão reconhece as faixas da pista e o modo autônomo é ativado.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
TAGS