PUBLICIDADE
Notícias

Há mais de 50% de probabilidade de Fed elevar juros em setembro, diz Bullard

11:00 | 20/07/2015
O presidente do Federal Reserve de Saint Louis, James Bullard, acredita que há boas chances de o Fed, como é conhecido o banco central dos EUA, elevar os juros básicos em sua reunião de setembro.

"Eu vejo que setembro tem uma probabilidade de mais de 50% no momento" de o Fed elevar a meta da taxa de juros overnight de curto prazo, disse Bullard em entrevista à Fox Business Network. Os juros dos EUA estão inalterados em mínimas históricas desde o fim de 2008.

O comentário de Bullard sobre os juros provavelmente será o último que os mercados e observadores terão de autoridades do Fed antes da próxima reunião de política monetária da instituição, que está marcada para os dias 28 e 29. A partir de amanhã, as autoridades do Fed vão iniciar um período de silêncio, durante o qual não falarão sobre política monetária.

Há poucas chances de o Fed alterar juros na semana que vem, mas a maioria dos dirigentes do BC norte-americano é a favor de um aumento este ano e alguns apontam setembro como um bom momento para a começar a agir.

Em outras ocasiões, Bullard já tinha citado setembro como o possível ponto de partida para uma campanha gradual de alta de juros. Na entrevista de hoje, ele previu "umas duas altas" de juros este ano se a economia norte-americana atingir o nível de crescimento de 3% que ele espera para o restante de 2015.

Bullard, que não vota nas reuniões do Fed este ano, também comentou que os problemas da China e da Grécia impõem riscos para a perspectiva dos EUA, mas ele não espera que tenham impacto na política monetária da instituição.

Bullard disse ainda que uma proposta legislativa que tornaria o presidente do Fed de Nova York sujeito à aprovação do Senado é uma má ideia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS