PUBLICIDADE
Notícias

Emprego com carteira assinada recua 2,0% em junho, diz IBGE

10:25 | 23/07/2015
O número de empregados com carteira assinada no setor privado diminuiu 2,0% em junho em relação a igual mês de 2014, informou nesta quinta-feira, 23, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês passado. Isso significa que foram fechados 240 mil postos de trabalho formais no período, considerando as seis principais regiões metropolitanas do País.

Isso não significa que o número de empregados sem carteira no setor privado aumentou, pelo contrário. Esse contingente encolheu 0,8% em junho ante igual mês do ano passado, o que representa um corte de 16 mil vagas.

Houve ainda redução de 53 mil no número de empregadores no período, um corte de 5,3% em relação a junho do ano passado. As únicas modalidades de emprego que cresceram na comparação interanual foram conta própria (+9 mil) e militar ou funcionário público (+106 mil). Mesmo assim, o saldo foi um fechamento de 298 mil postos de maneira geral no mercado de trabalho dessas regiões.

Na comparação mensal, o emprego com carteira assinada recuou 0,3% ante maio, um corte de 39 mil postos. Já o emprego sem carteira cedeu 0,2% no período (-3 mil pessoas). O número de trabalhadores por conta própria também diminuiu 0,4% em junho ante o mês anterior (-17 mil pessoas).

Por outro lado, aumentou em 18 mil o número de empregadores em junho ante maio (avanço de 1,9% no período), enquanto o contingente de militares ou funcionários públicos cresceu em 32 mil, o que significa alta de 1,7%.

TAGS