PUBLICIDADE
Notícias

Dívida da Grécia com BCE não pode ser reestruturada, diz Noyer

07:20 | 06/07/2015
A dívida grega em poder do Banco Central Europeu (BCE) não pode se reestruturadas porque isso contrariaria os tratados de fundação da zona do euro, afirmou hoje Christian Noyer, integrante do conselho diretor do BCE.

O comentário de Noyer veio após a população da Grécia ter votado "não" às novas medidas de austeridade propostas pelos credores do país durante plebiscito realizado ontem.

Alguns países, a França em particular, dizem que um eventual novo acordo de resgate com Atenas poderia envolver a diminuição da dívida grega.

Os principais detentores de dívida grega são governos da zona do euro, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI). O BCE já descartou em várias ocasiões a reestruturação dos bônus gregos que possui.

"A dívida da Grécia com o BCE é, por natureza, impossível de ser reestruturada porque isso constituiria financiamento monetário", explicou Noyer, que também é presidente do banco central francês.

Noyer, que falou durante coletiva em Paris, disse ainda que o BCE ainda não decidiu sobre o nível de liquidez que vai prover aos bancos gregos após o resultado do plebiscito. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS