PUBLICIDADE
Notícias

Daimler planeja testar caminhões autônomos no final do ano

17:30 | 25/07/2015
A montadora alemã Daimler planeja testar caminhões autônomos em estradas do país no final deste ano, logo depois de as autoridades aprovarem a regulamentação da auto-condução na Alemanha, prevista para as próximas semanas, afirmou o membro do conselho de administração da empresa Wolfgang Bernhard, em entrevista ao jornal Frankfurt Allgemeine Sonntagszeitung.

Os testes terão início em Baden-Wuerttemberg, onde a Daimler está sediada, afirmou Bernhard.

Segundo ele, os caminhões autônomos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção dentro de dois a três anos, mais cedo que os carros do tipo.

A nova tecnologia está sendo testada para reforçar a segurança rodoviária. Segundo Bernhard, 97% dos acidentes com caminhões são causados por erro humano.

O dirigente da Daimler ponderou que a tecnologia não vai fazer com que os motoristas sejam dispensados. Segundo ele, sempre será necessário um ser humano para garantir que falhas técnicas sejam evitadas. "Podemos dar a condução para a máquina, incluindo frenagem e aceleração, mas é sempre preciso supervisioná-la."

Muitos fabricantes de automóveis estão atualmente desenvolvendo carros parcialmente e totalmente autônomos.

Bernhard afirmou que a Daimler quer estar na vanguarda desta nova tendência, acrescentando que ele não tem medo de novos concorrentes como a Apple e a Google que desejam participar neste mercado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS