PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do setor de serviços cai 2,9% em julho

Esse é o menor resultado da série, iniciada em 2008. Ao todo, sete das 12 atividades investigadas tiveram recuo na confiança

08:45 | 28/07/2015

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 2,9% na passagem de junho para julho, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o ICS saiu de 80,7 pontos para 78,4 pontos no período, o menor resultado da série histórica iniciada em junho de 2008.

"Ao início do segundo semestre, as expectativas voltam a piorar, sugerindo a continuidade da fase de queda no ritmo de atividade do setor. Entre os fatores que vêm afetando negativamente os serviços estão o enfraquecimento do mercado de trabalho, e a consequente queda da massa de salário, a redução da demanda empresarial, a alta da inflação e a diminuição da confiança do consumidor", diz o economista Silvio Sales, consultor da FGV, em nota.

Ao todo, sete das 12 atividades investigadas tiveram recuo na confiança na passagem do mês. O resultado geral foi determinado pelas expectativas. Em julho, o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 7,1%, para 97,4 pontos, após recuo de 2,4% em junho. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve alta de 4,8%, para 59,4 pontos, após avanço de 8,0% na mesma base de comparação.

A confiança de serviços já havia atingido um mínimo histórico em junho, com a queda de 4,5% em relação a maio. O resultado anunciado nesta terça-feira, 28, completa uma sequência de três quedas no índice. A coleta de dados para a edição de julho da sondagem foi realizada entre os dias 3 e 23 deste mês.

TAGS