PUBLICIDADE
Notícias

Condutores de vans escolares de Fortaleza participam de carreata nesta sexta

Além de explicar à população sobre o uso correto das cadeirinhas, a carreata protesta contra a possível padronização da frota para ônibus e a falta de isenção de impostos

17:15 | 13/07/2015
NULL
NULL

O Sindicato das Empresas, Micro-Empresas e dos Transportadores Autônomos de Escolares do Estado do Ceará (Setrece) realizará uma carreata na próxima sexta-feira, 17, com concentração na Assembleia Legislativa, a partir das 6h.

O objetivo da ação, segundo o presidente do Setrece, Roberto Monteiro, é esclarecer sobre o uso correto das cadeirinhas de segurança para crianças de até 7 anos e meio, cuja utilização será obrigatória em veículos de transporte escolar, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), anunciada em junho deste ano. 

A medida de segurança, que deve começar a valer em fevereiro de 2016, é questionada pelos transportadores autônomos de Fortaleza, pois segundo eles, os veículos não seriam adaptados para comportar o assento. "A gente é a favor da mudança, mas os bancos dos veículos não têm como adequar as cadeirinhas", afirma Monteiro.

O transportador autônomo Harlley Gomes reafirma ser impossível a adequação das vans. "É exigido que crianças de 4 a 7 anos e meio tenham um assento de elevação com cinto de três pontas, mas não existe nenhuma van que saia de fábrica com cinto de três pontas. Como vamos colocar, se nem um ônibus de turismo tem?", questiona Gomes, que considera desnecessária e desigual a medida.
[SAIBAMAIS 3]
"Acho que os transportes escolares deveriam ficar isentos dessa exigência, até porque só realizamos percursos curtos nos bairros: 2 horas de manhã, 2 horas de tarde e 2 horas de noite, diferente de uma viagem", diz o transportador.

Além de explicar para população o uso correto das cadeirinhas, a carreata protesta contra a possível padronização da frota para ônibus e a falta de isenção de impostos. "Não disseram como é essa padronização e não mostraram pra gente como serão esses carros. Somos contrários à ela. Também não temos isenção nenhuma de imposto, nem de IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores]", complementa Monteiro.

O Setrece diz que espera contar com cerca de 600 veículos na carreata, que ocuparão vagas dos veículos na Assembleia Legislativa de forma "pacífica e sem confronto".

Resolução 533

A regra, já válida para os carros de passeio desde 2010, exigindo o bebê-conforto para transporte de crianças de até um ano, prevê que as empresas do ramo disponham de diferentes tipo de dispositivos de segurança, conforme a faixa etária dos estudantes.

Aquelas que têm entre 1 e 4 anos, por exemplo, deverão ser transportadas em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. As de 4 a 7 anos utilizarão assentos de elevação ou booster e cinto de segurança de três pontos na altura do pescoço.


Serviço:
Carreata dos transportadores de escolares do Ceará
Dia: 17 de julho (sexta-feira)
Local: Assembleia Legislativa
Hora: a partir das 6 horas (concentração)

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
TAGS