PUBLICIDADE
Notícias

Concessões de aeroportos terão custo médio ponderado de capital de 8,5% ao ano

20:00 | 16/07/2015
O Ministério da Fazenda informou nesta quinta-feira, 16, que foram atualizados os parâmetros balizadores de cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) de referência para os próximos leilões de concessões de aeroportos. Segundo a pasta, chegou-se ao valor de 8,5% ao ano para o custo médio ponderado de capital (Weighted Average Cost of Capital em inglês, ou WACC) com o novo cálculo. A taxa anterior, segundo informou o ministério, era de 6,63%.

Por meio de nota, o ministério explicou que o valor será usado como taxa de desconto para o cálculo de outorga mínima dos próximos leilões de concessão de aeroportos. "O valor não corresponde à taxa efetiva de retorno do investimento - que depende, em última instância, das características intrínsecas à concessão, ao acionista e à estrutura de capital. O resultado mais provável será uma TIR efetiva do projeto diferente do valor acima apresentado", esclareceu.

O cálculo com parâmetros atualizados será utilizado nos leilões dos aeroportos de Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, incluídos no segundo Programa de Investimentos em Logística (PIL).

De acordo com a assessoria de comunicação do gabinete do ministro Joaquim Levy, o cálculo manteve a metodologia descrita na Nota Técnica nº 64 STN/SEAE/MF, de maio de 2007, que já é conhecida pelos entes envolvidos no processo e pelas autoridades de controle.

TAGS