PUBLICIDADE
Notícias

Companhias automobilísticas na China enfrentam desaceleração no setor

18:50 | 13/07/2015
Com o maior mercado mundial no setor automobilístico desacelerando, algumas das principais empresas do setor enfrentam queda nos lucros e piora em suas expectativas. Nesta segunda-feira, a Brilliance China Automotive Holdings, uma parceira da BMW, previu uma queda de 40% em seu lucro no primeiro semestre, quando sua joint venture com a fabricante alemã de carros de luxo lutou com os custos mais altos.

As ações da Great Wall Motor, uma fabricante de veículos chinesa, caíram 13% nesta segunda-feira, após na sexta-feira anunciar uma oferta de ações no valor de US$ 2,7 bilhões para financiar o aumento da produção. Os papéis da Brilliance recuaram 0,7% em Hong Kong nesta segunda-feira, enquanto o mercado em geral subiu 1,3%.

As medidas foram adotadas após a China informar na segunda-feira que seu mercado de automóveis registrou em junho sua primeira queda na comparação anual em mais de dois anos. As vendas de novos carros recuaram 3,4% ante igual mês do ano passado, apenas o terceiro recuo mensal nessa comparação desde setembro de 2012. Nos dois casos anteriores, houve um feriado prolongado em 2013 e tensões políticas com o Japão em 2012. Agora, a economia do país está desacelerando, enquanto as ações recuam e aumenta o temor de excesso de capacidade na produção.

A desaceleração representa um desafio para as fabricantes de carro, que tiveram anos de sólido crescimento na China.

Em janeiro, a BMW concordou em oferecer 5,1 bilhões de yuans (US$ 821 milhões) em subsídios para suas revendedoras chinesas, para cobrir parte de suas perdas no ano passado. As vendas de carros da BMW tiveram aumento de apenas 2,5% na comparação anual no país no primeiro semestre, enquanto o mercado de carros geral do país avançou 4,8%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS