PUBLICIDADE
Notícias

Como escolher um bom lote

01:30 | 15/07/2015
NULL
NULL

Para escolher um bom lote é preciso saber qual é o seu perfil. Se a preferência é por silêncio, melhor um longe de áreas de lazer. Se não quer ter muitos vizinhos por perto, um lote perto do muro que circunda o loteamento prevalece. Mas se o lote ficar em local aberto, a dica é escolher um terreno que fique perto de serviços e de paradas de ônibus.


Eriberto Moraes é coordenador de vendas do Alphaville pela Lopes Immobilis e cita que apesar do perfil de cada comprador, há aqueles lotes ‘queridinhos’, que são os mais vendidos e bons para investidores. Exemplos são: as áreas voltadas para o nascente; próximo a locais de lazer; praças; perto da entrada e ruas principais; além de lotes com terrenos planos. “Nem sempre a nascente é a melhor opção, porque depende do projeto. Se você tem crianças e quer valorizar o quintal para eles brincarem, então é melhor que o quintal fique para o nascente”, detalha.


Mesmo que o terreno adquirido for bom, se o projeto da casa não for, pode não funcionar muito bem. Um exemplo que Eriberto dá é em relação à ventilação. “Tem que buscar dentro do projeto a melhor ventilação para que a casa fique bem construída. Dentro de um condomínio a diferença de variação de valorização de um lote do mesmo tamanho pode chegar a 20%, dependendo da localização”, complementa.


Para o gerente comercial do Alphaville, André Nasi, quem procura loteamento fechado, busca segurança e tranquilidade. “A escolha vai muito do perfil do comprador, até porque se você falar de preço, para empreendimentos Alphaville, não tem grande diferença de valores, mas tem tamanhos diferentes”. Dentre os mais procurados lotes no empreendimento, André diz que estão os terrenos de esquina.


A dica da gerente de vendas da Sobi Imóveis, Marília Frota, é com a regularização do loteamento. “Deve-se ficar atento se o empreendimento está juridicamente perfeito, com todas as licenças ambientais, autorizações municipais e registrado em cartório. Assim como se os profissionais estão devidamente habilitados para prestar esse serviço”, enfatiza.


O gestor comercial e de marketing da Fortcasa Loteamentos, Mauro Martins, trabalha com bastantes opções de lotes em local aberto. “No aberto, as pessoas adquirem porque não estão muito dispostas a arcar com condomínio”, diz. Mas, em ambos, deve-se verificar o total do orçamento, o prazo que o comprador tem para fazer a obra são as dicas do gestor.


Quem compra

Os irmãos Silveira, José Maria e Adarias, ambos bancários, compraram lote do Alphaville. A escolha deles foi por locais onde a privacidade pudesse ser preservada e o barulho dos vizinhos e das atividades diárias de um condomínio não os incomodasse tanto. “Escolhi um local onde não há uma movimentação maior, com frente para nascente e quintal para o poente. Fico em uma zona de acesso fácil e fico no meio do quarteirão”, diz. (Beatriz Cavalcante)

 

Faça boa opção


Saiba o seu perfil: se prefere privacidade, esportes, se não gosta de vizinhos ou se quer investir


Se o lote for aberto, escolha locais próximos a serviços e paradas de ônibus


Para investidores, os terrenos mais vendidos são os voltados para o nascente, próximo a locais de lazer, praças, perto da entrada e ruas principais, nas esquinas, além de lotes com terrenos planos


Mesmo que o terreno adquirido for muito bom, o projeto da casa tem que ser bem feito para não barrar a ventilação, por exemplo


Verifique se o empreendimento está juridicamente perfeito: licenças ambientais, autorizações municipais, registrado em cartório e se os profissionais são devidamente habilitados


Antes de comprar, verifique todos os gastos e tempo da obra


Lembre que quem compra em condomínio, vai ter que arcar com
taxas condominiais

 

TAGS