PUBLICIDADE
Notícias

Cielo: receita do varejo ampliado cresce 1,9% em junho ante junho de 2014

14:50 | 15/07/2015
Após crescer 0,4% em maio, a receita das vendas do comércio varejista ampliado apresentou alta de 1,9% em junho, já descontada a inflação, ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quarta-feira, 15.

Segundo a empresa, o resultado do mês passado foi beneficiado porque em junho de 2014 o varejo teve o impacto negativo dos feriados em dias de jogos por conta da Copa do Mundo. Além disso, junho de 2015 também contou com uma terça-feira a mais e um domingo a menos que o mesmo mês de 2014, o que contribuiu positivamente para a expansão na receita de vendas no período.

De acordo com a Cielo, sem o impacto dos feriados e da troca de dias da semana, junho teria registrado alta no varejo de 0,6% em relação ao mesmo período de 2014. Em maio, com os ajustes de calendário, o crescimento seria de 0,7%, na mesma base de comparação. "Os números mostram, portanto, que o ritmo de crescimento registrado no mês passado foi mantido em junho", afirmou a empresa, em relatório.

No fechamento do segundo trimestre de 2015, o ICVA registra crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. De acordo com a empresa, o resultado mostra a continuidade do crescimento observado no primeiro trimestre, quando houve uma alta de 1,3% no índice deflacionado.

Apesar da expansão nesses últimos meses, no primeiro semestre do ano, de acordo com a Cielo, "o índice aponta a manutenção da trajetória de desaceleração do varejo que se iniciou no primeiro semestre de 2014". O índice deflacionado do semestre ficou em 1,4% ante o mesmo período do ano passado. No segundo semestre de 2014, o crescimento foi de 3,4%.

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro de acordo com a sua receita de vendas, com base em um grupo de mais de 20 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor dentro do resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

TAGS