PUBLICIDADE
Notícias

CCEE anuncia que PLD será de R$ 317,79/MWh para semana de 4 a 10 de julho

17:40 | 03/07/2015
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) anunciou na tarde desta sexta-feira, 03, que o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) válido para o período de 4 a 10 de julho será de 317,79/MWh. O valor, a ser implementado em todos os submercados, representa uma queda de 16% em relação ao total praticado na semana que se encerra nesta sexta.

A queda do PLD tem origem nas previsões mais otimistas para as vazões do mês de julho. A previsão para o Sistema Interligado Nacional (SIN) foi elevada de 89% para 95% da média histórica em meses de julho. "Esse aumento é esperado no submercado Sudeste/Centro-Oeste, onde a previsão é de que as afluências fiquem em 101% da média, uma elevação de 3.400 MW médios em relação a primeira semana de julho", aponta a CCEE.

A previsão do submercado Sudeste/Centro-Oeste contrasta com as estimativas das demais regiões do País. No caso das regiões Nordeste e Norte, há expectativa da redução de 100 MW médios, aproximadamente. No Sul, a expectativa aponta para uma queda de 800 MW médios.

A CCEE destaca que o nível de armazenamento dos reservatórios ficou aproximadamente 1.100 MW médios acima do previsto para o início da segunda semana do mês. O número reflete, em grande parte, o aumento de 600 MW médios na região Sudeste.

"Outro fator que contribuiu para a queda do PLD foi a redução no consumo por parte dos consumidores livres e cativos, o que significa cerca de 400 MW médios a menos de carga prevista para o SIN na próxima semana", aponta a CCEE.

A câmara ainda explica que o nível de armazenamento previsto para a próxima semana poderia ser ainda mais relevante não fosse a menor disponibilidade das usinas hidráulicas e térmicas, em função da atualização dos seus atributos e da revisão das manutenções previstas. A redução das estimativas para as duas fontes de geração teve impacto de cerca de 1.000 MW médios.

TAGS