PUBLICIDADE
Notícias

Carros poderão 'conversar' entre si no futuro

Com o intuito de aumentar a segurança no trânsito, a tecnologia permitirá que os carros inteligentes 'conversem' entre si

14:08 | 30/07/2015
NULL
NULL
Os carros autônomos, que dispensam a intervenção de um motorista, já circulam por algumas vias do mundo.

Após a popularização dos modelos que andam sozinhos, prevista por especialistas para 2025, deverá surgir ainda uma tecnologia de comunicação V2V (sigla para “Vehicle-to-Vehicle communication”) de “veículo-para-veículo”.

Com o intuito de aumentar a segurança no trânsito, a tecnologia permitirá que os carros inteligentes 'conversem' entre si.

Para isto, um veículo equipado com o V2V poderá, por exemplo, transmitir informações importantes para os demais carros, como posição e velocidade, aumentando a segurança no tráfego.

Todos os carros equipados com o sistema serão monitorados dentro de um raio de 500 metros, numa média de dez vezes por segundo.
[SAIBAMAIS 3]
O V2V ainda emite alertas sobre possíveis problemas, como nebulosidade, veículo avançando o cruzamento ou qualquer outro fator que represente risco de colisão iminente.

A partir do alerta, o sistema entra imediatamente em ação. A base da tecnologia é a mesma adotada nos aviões, para que uns não se choquem com os outros, mas os desenvolvedores garantem que o sistema atua de forma ainda mais aprimorada.

O V2V é um programa de pesquisas do NHTSA, órgão regulador do trânsito dos Estados Unidos, em parceria com algumas montadoras, como General Motors, Toyota, Ford e Honda.

A obrigatoriedade do equipamento nos Estados Unidos está em curso e deve ser aprovada em breve.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online
TAGS