PUBLICIDADE
Notícias

ACSP: vendas no varejo paulistano crescem 0,8% na 1ª quinzena de julho

19:45 | 16/07/2015
O movimento no varejo paulistano apresentou uma leve melhora nos primeiros 15 dias de julho, quando as vendas registraram alta de 0,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta quinta-feira, 16. Na quinzena, enquanto as vendas à vista tiveram expansão de 1,8%, as vendas a prazo recuaram 0,2%.

Apesar do desempenho positivo, o presidente da ACSP, Alencar Burti, afirmou que o resultado precisa ser visto com ressalvas. "Esses dados não podem ser projetados para o restante do mês ou do ano. Mas sabemos que a segunda metade do ano tradicionalmente é melhor para o comércio", afirmou, em nota.

De acordo com a ACSP, a expansão das vendas nesta primeira quinzena também deve ser relativizada por conta da realização da Copa do Mundo em junho de 2014, quando muitos estabelecimentos reduziram os horários de funcionamento em dias de jogo, criando uma base de equiparação mais fraca em 2014.

Inadimplência

O balanço da ACSP mostrou ainda que o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) caiu 5% ante a primeira quinzena de julho de 2014. Já na comparação com os 15 primeiros dias de junho desse ano, a alta é de 24%.

Por outro lado, o Índice de Recuperação de Crédito (IRC), que analisa os cancelamentos de dívidas, também teve um recuo de 5,6% ante julho de 2014 e uma elevação de 25,4% em relação à primeira quinzena de junho de 2015. Os dados, segundo a ASCP, indicam uma estabilidade no quadro atual de inadimplência.

"As quedas interanuais não são muito significativas. Contudo, é preciso ficar de olho na conjuntura: se o desemprego crescer e a massa salarial cair, pode ser que os níveis se elevem", afirmou Burti.

TAGS