PUBLICIDADE
Notícias

À exceção de março, serviços estão no negativo em todo ano de 2015, diz IBGE

10:55 | 16/07/2015
O setor de serviços encolheu praticamente em todo o ano de 2015, afirmou nesta quinta-feira, 16, Roberto Saldanha, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "À exceção de março, os serviços estão no negativo em todo o ano de 2015", disse. "Por isso o resultado de março tinha de ser visto com cautela", acrescentou o gerente, apontando a tendência de desaceleração nos meses seguintes.

Em maio, a receita nominal de serviços cresceu 1,1% em relação a igual mês do ano passado, o segundo pior desempenho considerando toda a série da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em janeiro de 2012. Ao longo de 2015, todos os meses exibiram aumentos na casa de 1%, exceto em março, quando o avanço foi de 6,1% no confronto interanual.

O resultado, porém, foi visto com cautela pelo IBGE, já que o carnaval no ano passado caiu em março, o que gerou uma base de comparação muito fraca e favoreceu o resultado deste ano. "O que vemos agora é uma tendência declinante", observou Saldanha. Segundo ele, em muitos setores a alta na receita é inferior ao ritmo de evolução nos preços, o que em termos reais resulta num desempenho negativo.

TAGS