PUBLICIDADE
Notícias

Varoufakis: Merkel tem de tomar uma decisão sobre a Grécia na reunião de 2ªfeira

15:50 | 20/06/2015
A chanceler alemã, Angela Merkel, tem de tomar uma decisão sobre a crise de liquidez enfrentada por Atenas no encontro emergencial da próxima segunda-feira, escreveu o ministro das Finanças da Grécia, Yannis Varoufakis, em uma coluna para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A coluna que será publicada na edição de domingo do jornal. O veículo disponibilizou previamente o conteúdo pela internet.

Os líderes da zona do euro irão se reunir na segunda-feira à noite, em Bruxelas, para tentar chegar a um acordo sobre a Grécia, depois das negociações de resgate entre o país e os seus credores internacionais terminarem sem acordo nesta semana.

Durante a semana, no entanto, a Alemanha advertiu que decisões políticas não serão tomadas na segunda-feira, a menos que a Grécia apresente reformas e elas sejam aprovadas pelos credores.

Embora com o endurecimento do discurso de Berlim, Varoufakis diz em sua coluna que ele vê que a responsabilidade do que "virá a seguir" está em grande parte nas mãos de Merkel.

Segundo o ministro grego, ela pode inserir "um acordo honroso com um governo que rejeitou o pacote de resgate e está buscando uma solução negociada"

A Grécia está aberta a renovar o compromisso com credores internacionais, indica Varoufakis no texto, embora ele não seja mais específico.

"Do nosso lado, vamos chegar a Bruxelas dispostos a nos comprometer, contanto que não nos peçam para fazer o que os governos anteriores fizeram: aceitar novas dívidas em condições que oferecem pouca esperança de que a Grécia pague seus débitos", escreve ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS