PUBLICIDADE
Notícias

Saintive afirma que governo vem fazendo seu papel de contenção das despesas

18:00 | 25/06/2015
O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, afirmou nesta quinta-feira, 25, que o governo vem "fazendo seu papel" na redução de despesas para ajudar o ajuste fiscal que está em curso. Saintive disse também que o objetivo agora é tentar reverter a tendência de déficit nos últimos 12 meses em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). "Redução de despesas expressiva faz parte de equilíbrio das contas públicas", ressaltou o secretário.

A queda da arrecadação anunciada hoje foi lembrada pelo secretário como um dos motivos para o baixo desempenho das contas do Governo Central. Outro ponto levantado por Saintive foi o déficit apresentado pela Previdência Social. "O resultado de maio reflete queda da arrecadação", afirmou.

A reformulação da divulgação do Resultado do Governo Central contou com um novo quadro explicando a avaliação de outras despesas de custeio e capital no resultado. As outras despesas de custeio e capital tiveram uma queda de 12,7% nos cinco primeiros meses do ano ante o mesmo período de 2014. Sobre o novo formato de divulgação, Saintive afirmou que o objetivo é "dar mais transparência e ser mais didáticos", ponderou.

Dividendos

Saintive afirmou que a secretaria não tem uma estimativa para os repasses de dividendos ao Tesouro por parte das estatais. Os repasses nos cinco primeiros meses de 2015 estão muito menores do que em 2014. Saintive afirmou que o governo não conta com o recebimento de dividendos da Eletrobras e da Petrobras ainda este ano, uma vez que, neste último caso, a companhia ainda está se estabilizando.

O Tesouro Nacional está contando, porém, com uma melhora da petroleira para 2016. "A hipótese é que em 2016 possamos receber dividendos com a melhora da Petrobras", ressaltou Saintive.

Sobre atraso nos repasses de recursos ele ressaltou que faz parte do contexto do ajuste e fez questão de ponderar que o governo está empenhado em reduzir de forma "expressiva" as despesas. "Há reprogramação de pagamentos num contexto de ajuste e reduzir despesas de custeio faz parte do processo", afirmou Saintive.

TAGS