PUBLICIDADE
Notícias

Rússia e Grécia assinam acordo preliminar de construção de gasoduto

10:20 | 19/06/2015
A Grécia e a Rússia assinaram um acordo preliminar nesta sexta-feira para a construção de um gasoduto que irá levar o gás da Rússia para a Europa através da Grécia e da Turquia.

O acordo, que não é juridicamente vinculativo, foi assinado pelos ministros da Energia da Grécia e da Rússia, Panagiotis Lafazanis e Alexander Novak, respectivamente, à margem de um fórum econômico.

O acerto veio em meio a esforços recentes da Grécia para chegar a um acordo com seus credores para novos empréstimos e evitar um calote nos pagamentos da dívida que vencem no final do mês. Sem a ajuda, a Grécia pode estar a caminho de falência ou de uma possível saída da zona do euro.

No mês passado, depois de uma reunião entre os dois líderes, Putin, disse que a Rússia estava pronta para considerar ajuda financeira à Grécia em troca da concordância de Atenas em participar do projeto do gasoduto.

Autoridades gregas e russas disseram no início desta semana que a Grécia não solicitou ajuda financeira da Rússia.

O ministro da Energia russo, Alexander Novak, disse que a Rússia e a Grécia iriam criar uma joint venture para o projeto e que a nova empresa seria dona do gasoduto.

A metade do capital seria de propriedade da VEB Capital, uma unidade do banco de desenvolvimento estatal russo Vnesheknonombank. A metade grega seria de propriedade de uma empresa nova de investimento estatal em energia, que a Grécia concordou em criar com o nome Depene.

De acordo com o acordo, o projeto irá começar em 2016 e terminar no final de 2019 e terá um volume de 47 bilhões de metros cúbicos de gás. "Em geral, o memorando é apenas o início da realização do projeto", disse Novak. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS