PUBLICIDADE
Notícias

RS terá usina que transforma gás gerado a partir de lixo em energia limpa

19:20 | 02/06/2015
O Rio Grande do Sul contará, a partir dos próximos dias, com uma usina de produção de energia a partir do gás gerado em aterro sanitário. Com investimento de R$ 30 milhões, a planta chamada Biotérmica tem potência instalada de 8,55 MW e, a pleno funcionamento, chegará a 15 MW, o que equivale à produção de energia suficiente para atender à demanda de uma cidade de 200 mil habitantes.

O empreendimento do Grupo Solví e Copelmi Mineração fica no município de Minas do Leão, a 100 quilômetros de Porto Alegre. O aterro sanitário no local recebe todos os dias 3,5 mil toneladas de resíduos urbanos - sendo 2 mil toneladas da capital gaúcha e o restante, de outras 130 cidades. A termelétrica está à espera de uma licença ambiental para iniciar as operações, e nesta terça-feira, 2, recebeu a visita do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

A usina utiliza o metano proveniente da decomposição dos resíduos que, em vez de ser queimado e lançado na atmosfera, é aproveitado para produção de energia. O processo reduz a emissão de CO2 em 170 mil toneladas por ano, contribuindo para a redução de gases do efeito estufa.

TAGS