PUBLICIDADE
Notícias

Relatório do BC sugere mais alta dos juros, avalia a Capital Economics

10:30 | 24/06/2015
O Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quarta-feira, 24, pelo Banco Central sugere que mais apertos estão por vir, na visão da consultoria britânica Capital Economics. Ela espera uma alta de 0,5 ponto porcentual em julho e uma última elevação, de 0,25 ponto porcentual, em setembro.

"O RTI dá a mais clara indicação até agora de que as autoridades acreditam que ainda têm mais trabalho a fazer no combate à inflação", diz o relatório assinado pelo economista-chefe para mercados emergentes, Neil Shearing. Segundo ele, a conclusão do relatório é a de que, apesar da deterioração na atividade econômica, o foco continua firme no combate à inflação.

"Dado o tom da linguagem nesse relatório, não é inconcebível que o Copom eleve os juros em mais 0,5 ponto porcentual em setembro e depois espere até o RTI do terceiro trimestre para avaliar sua próxima decisão", afirma o texto, apesar de a projeção oficial da consultoria para a Selic ser a citada acima, que prevê a taxa em 14,5% em setembro.

A Capital Economics aponta que, no cenário de referência, a projeção para a inflação no fim de 2016 caiu levemente, de 4,9% para 4,8%, enquanto o centro da meta (4,5%) só é esperado para o segundo trimestre de 2017. "Isso indica que o que realmente importa é se as autoridades estão satisfeitas de esperar até 2017 para a inflação cair de volta para a meta. A retórica no RTI sugere que eles definitivamente não estão".

A consultoria britânica aponta que o RTI afirma que o cenário de convergência da inflação para o centro da meta "tem se fortalecido", mas "ainda não é suficiente". Nesse contexto, o BC diz que a política monetária deve se manter "vigilante".

TAGS