PUBLICIDADE
Notícias

Portugal diz que recebeu duas ofertas melhores pelo controle da TAP

15:30 | 05/06/2015
O governo português afirmou nesta sexta-feira que recebeu ofertas melhores dos dois interessados no controle da companhia aérea TAP. Em entrevista coletiva, o secretário de Transportes, Sérgio Monteiro, recusou-se a dar detalhes sobre as ofertas, nem disse o que foi melhorado. Agora, o governo deve analisar as ofertas e uma decisão pode ser tomada já na próxima semana.

David Neeleman, o fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a terceira maior companhia aérea do Brasil, e o empresário latino-americano Germán Efromovich, proprietário da Avianca Taca Holding, haviam feito no mês passado uma proposta por 61% da TAP. O governo português disse então às partes que elas tinham até esta sexta-feira para melhorar suas ofertas finais.

É a segunda tentativa do governo português de vender a endividada companhia aérea. O acordo é parte de um programa multibilionário de privatização de Portugal, adotado como parte de um acordo de ajuda internacional de 78 bilhões de euros (US$ 88 bilhões) que terminou neste ano.

Em 2012, Efromovich, através da companhia controladora da Avianca Synergy Group, ofereceu 35 milhões de euros por 95% da companhia, mais uma injeção de capital de 316 milhões de euros e a responsabilidade de 1,1 bilhão de euros da dívida da TAP. A oferta foi recusada, porque ele não atendeu a algumas das condições financeiras.

A TAP opera voos para 82 destinos. Suas rotas caras ligando a Europa ao Brasil tornam a empresa uma opção atraente para as duas companhias latino-americanas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS