PUBLICIDADE
Notícias

Novas propostas da Grécia geram reação negativa da Comissão Europeia

11:10 | 09/06/2015
As novas propostas apresentadas pela Grécia numa tentativa de resolver o impasse atual em negociações com seus credores internacionais geraram uma rápida reação negativa de autoridades da Comissão Europeia, como é conhecido o braço executivo da União Europeia.

O presidente da comissão, Jean-Claude Juncker, disse durante reunião semanal da entidade que as propostas parecem representar um retrocesso em relação a um acordo orçamentário anterior fechado entre ele e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, na semana passada.

"A Grécia está prestes a perder seu último amigo, a Comissão Europeia", disse Juncker, segundo fontes com acesso a detalhes da reunião.

As propostas da Grécia incluem metas para o superávit primário do país - o resultado orçamentário, excluindo-se pagamento de juros - que são menores que as apresentadas no acerto fechado pela comissão, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), as três instituições que representam os credores de Atenas.

"Isso não é negociável", disse uma autoridade da UE. "As instituições fecharam um acordo sobre metas fiscais...o que foi apresentado não serve de base para novas discussões políticas", acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS