PUBLICIDADE
Notícias

Ministro do Iraque diz que cota da Opep é boa referência para mercados

13:20 | 05/06/2015
Viena, (AE) - O ministro do Petróleo do Iraque defendeu o papel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no mercado nesta sexta-feira, após uma reunião na qual o cartel decidiu manter sua cota de produção estável.

A Opep, que no passado definia seu papel como de estabilizadora do mercado, tem sido alvo de algumas críticas nos últimos meses, por deixar de reduzir sua produção mesmo em um mercado com excesso de oferta. Em vez disso, os membros deixaram o preço cair para garantir sua fatia de mercado, o que levou alguns observadores do mercado a questionar a relevância do grupo atualmente.

"A Opep tem uma boa fatia no mercado e os preços do petróleo serão afetados pelas decisões da Opep", afirmou o ministro do Petróleo iraquiano, Adel Abdul-Mahdi, em entrevista coletiva após a reunião em Viena.

O cartel enfrenta, porém, sérios desafios nos próximos meses, caso as sanções contra o Irã sejam retiradas. Com isso, o grupo terá de negociar uma maneira de acomodar mais barris do Irã no mercado, ou se nada for feito os preços podem cair bastante. "Quando o Irã voltar, nós devemos todos respeitar a cota", disse o ministro iraquiano, reconhecendo essa questão. Ele não quis dizer, porém, se o Iraque reduziria sua produção, que neste ano está atingindo níveis recordes. "Nós vamos discutir isso quando o Irã retornar", afirmou. "O mercado é grande o suficiente." Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS