PUBLICIDADE
Notícias

Inflação alta cria incerteza e inibe investimentos, diz Levy

21:10 | 10/06/2015
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou o compromisso do governo em trazer a inflação para o centro da meta, de 4,5%, e afirmou que é preciso acompanhar a inflação "o tempo inteiro". "Inflação alta cria incerteza e inibe investimentos", afirmou em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

O ministro disse ainda que a inflação alta tem um impacto maior nas famílias de menor renda. "Por isso que é tão importante continuar trabalhando para controlar a inflação", disse.

Nesta quarta-feira, 10, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,74% em maio, ante 0,71% em abril. Com o resultado, o IPCA acumula altas de 5,34% no ano e de 8,47% em 12 meses, acima do teto da meta, que é de 6,5%.

Levy comentou ainda que o princípio do governo de gastar o que arrecada não é uma coisa momentânea. "É um princípio que veio com a Lei de Responsabilidade Fiscal e que tem feito muito pelo Brasil", disse. Segundo o ministro, a lei tem ajudado o governo a realizar o que deseja.

O ministro disse ainda ser fundamental "estratégia", "organização" e que as medidas tenham começo, meio e fim para que sejam efetivas. "Com desorganização e desequilíbrio fiscal, ninguém alcança objetivo nenhum", afirmou.

TAGS