PUBLICIDADE
Notícias

IBC-Br de abril é o mais baixo desde maio de 2012

09:45 | 19/06/2015
Com a segunda queda mensal consecutiva, o IBC-Br atingiu em abril o nível mais baixo desde maio de 2012 na série com ajustes sazonais. De acordo com a série histórica do Banco Central para o indicador, o IBC passou de 143,87 pontos em março (dado já revisado) para 142,66 pontos em abril. Há quase três anos atrás, o Índice de Atividade do BC estava em 142,24 pontos.

A queda de março para abril na série observada foi ainda maior - passou de 149,80 pontos (dado revisado) para 142,79 pontos no período. Mesmo assim, já havia sido verificado um patamar baixo nessa série mais recentemente. Em fevereiro deste ano, o IBC estava em 137,94 pontos, também de acordo com dados do BC.

Mensalmente, o BC realiza revisões do IBC-Br. Desde que passou a incorporar novos dados do IBGE, no entanto, a partir do dado referente a março, as mudanças têm sido mais drásticas. No Relatório Trimestral de Inflação de março, o BC já havia destacado que, em função da migração das contas nacionais brasileiras para o Sistema de Contas Nacionais 2010 (SCN 2010), o IBC-Br "deverá experimentar revisões na série histórica ao longo dos próximos meses". Isso porque o BC passou a refletir a incorporação das mudanças metodológicas e as novas informações disponibilizadas pelo Instituto. O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

TAGS