PUBLICIDADE
Notícias

HSBC anuncia saída do Brasil e demissão de até 50 mil funcionários pelo mundo

Após o comunicado da saída do País as ações do HSBC recuavam 0,69% na Bolsa de Londres, por volta das 4h10 (de Brasília)

09:26 | 09/06/2015

O banco HSBC anunciou nesta terça-feira, 9, que venderá a filial de varejo no Brasil e na Turquia até 31 de dezembro de 2016. A empresa afirmou que mesmo com a venda pretende manter alguma presença no País para atender grandes corporações.

As decisões fazem parte de uma reformulação das operações globais do banco, com planos para reduzir ativos de risco, e separar as operações do banco no Reino Unido, que tem melhorado a rentabilidade. O objetivo é concentrar a atuação na Ásia, principalmente na China e na Índia. A meta da operação é um retorno sobre o patrimônio líquido de mais de 10%, até 2017.
[SAIBAMAIS2]
"O HSBC planeja desenvolver negócios no delta do Rio das Pérolas, na província de Guangdong (áreas da China) e na região da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático", diz o comunicado. Entre as áreas que serão mais exploradas na região, estão a gestão de ativos e os seguros. Além disso, o banco quer aproveitar as oportunidades criadas pela internacionalização da moeda chinesa.

No material que será apresentado ainda esta manhã aos investidores, o banco nota que a revisão da presença do banco "atinge mercados com conectividade limitada; com presença, mas desafio para ganhar escala ou que não atendam completamente aos requerimentos de risco e transparência". O documento não cita qual o problema específico relacionado ao Brasil ou Turquia.

Enquanto arruma as malas no Brasil e Turquia, o HSBC anuncia que pretende "reconstruir a lucratividade no México". Uma das intenções na segunda maior economia latino-americana é aproveitar as oportunidades criadas com o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o Nafta.

 

Demissões

A instituição financeira ainda deve cortar 50 mil empregos nos dois países, dizem as redes “CNN”, “BBC” e Reuters. A estimativa é que cerca de metade dos cortes de postos de trabalho virão das vendas dos negócios no Brasil e na Turquia. Por volta de 7 a 8 mil cortes são esperados também na Grã-Bretanha.

Não está definido ainda como serão feitas e as datas das demissões, que não foram confirmadas pelo grupo. No Brasil, o banco britânico tem mais de 21 mil funcionários, segundo a agência France Presse. Entre 2011 e 2014, o banco já havia cortado 40 mil postos de trabalho, para reduzir os custos e para concentrar o grupo nas atividades consideradas estratégicas.

 

Em nota, o HSBC Brasil informou qe está em um processo de venda e não de encerramento de suas operações no País. O banco segue operando normalmente e, mesmo após a venda, seguirá prestando serviços aos seus clientes.  

Redação O POVO Online com agências
TAGS