PUBLICIDADE
Notícias

Há uma lenta recuperação da confiança no Brasil, diz Edemir Pinto

10:50 | 16/06/2015
O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, disse nesta terça-feira, 16, que o Brasil está "assistindo a uma lenta recuperação de confiança dos mercados". Na abertura do evento "Perspectivas para o Agronegócio 2015 e 2016", o executivo ponderou que "após incertezas provocadas pelo cenário eleitoral, há um ajuste em curso, alinhamento das tarifas públicas e um amplo pacote de infraestrutura anunciado pelo governo".

Segundo ele, "parece que o pior já passou", visto que algumas demonstrações já foram dadas como o retorno das ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês), com a Par Corretora, e emissão de bônus centenários por companhias brasileiras no exterior. Entretanto, citou que as dificuldades ainda presentes no mercado não podem ser subestimadas, mas que o pessimismo exagerado tampouco é produtivo.

Concessões

Edemir Pinto disse, ainda, que o pacote de concessões recentemente anunciado pelo governo irá trazer enorme benefícios ao agronegócio se for bem realizado. "O setor tem sido carro-chefe na recuperação da economia brasileira em diversas ocasiões e agora não será diferente", destacou, lembrando que no primeiro trimestre deste ano o agronegócio apresentou bons resultados e evitou uma queda mais acentuada da economia brasileira.

O executivo citou que a infraestrutura no Brasil vem sendo apontada há bastante tempo como um dos principais gargalos no Brasil, principalmente para o agronegócio. "Somos mais competitivos da porteira para dentro e da porteira para fora perdemos competitividade. Competitividade é a palavra chave para o mercado", afirmou.

TAGS