PUBLICIDADE
Notícias

Grécia precisa se comprometer com negociações, diz ministro da Alemanha

09:10 | 01/06/2015
A Grécia deveria estar aberta a se comprometer e ajudar a resolver esta crise de crédito, disse nesta segunda-feira o ministro de Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, em meio a negociações arrastadas entre o governo grego e seus credores.

"Eu acredito que todas as propostas que podem ser feitas para resolver o problema estão sobre a mesa e precisamos de decisões agora", disse Gabriel "E eu acredito que estas propostas também contemplam interesses do lado grego. Todos nós podemos, agora, só esperar que os políticos da Grécia façam uso do curto período de tempo restante para chegar a essas decisões", afirmou.

A pressão sobre a Grécia tem sido crescente nos últimos dias para que o impasse seja solucionado por meio das negociações entre o governo grego e os seus credores internacionais, que são o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e ao resto da zona euro.

Durante sua viagem à Europa na semana passada, o secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, disse que ambas as partes deveriam "dobrar" seus esforços para chegar a um acordo e assim resolver a crise da dívida do país. Ele acrescentou que ninguém deve ser complacente com os riscos que uma possível saída da Grécia da zona do euro e um calote podem trazer para a economia mundial.

Atenas tem de reembolsar quase 1,6 bilhão de euros (1,75 bilhões dólares americanos) em dívida ao FMI em junho e alguns comentários oficiais do governo sugerem que pode não haver dinheiro suficiente para fazer os pagamentos. Na sexta-feira (5), vence o prazo para que a Grécia pague mais uma parcela da dívida, em torno de 300 milhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS