PUBLICIDADE
Notícias

Grécia ainda tenta superar diferenças com credores, diz porta-voz do governo

08:40 | 08/06/2015
A Grécia ainda não recebeu nenhuma contraproposta para o esboço de reformas que apresentou a seus credores, afirmou hoje um porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis.

Segundo o porta-voz, no entanto, uma delegação de oficiais gregos está em Bruxelas numa tentativa de superar as diferenças entre Atenas e credores internacionais para chegarem a um novo acordo de ajuda.

"Um acordo deverá ser fechado até 30 de junho, quando o atual programa da Grécia expirar", disse Sakellaridis a repórteres.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, tem reunião marcada para quarta-feira (10) com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, na capital belga. O encontro ocorrerá às margens de uma reunião de cúpula da União Europeia.

Há meses, a Grécia enfrenta um impasse nas negociações com credores e o país está sujeito a ficar sem recursos financeiros até o fim deste mês, o que pode levar a uma moratória de Atenas e à eventual saída dos gregos da zona do euro.

A Grécia vem tentando convencer o Fundo Monetário Internacional (FMI) e instituições europeias a liberarem um empréstimo de 7,2 bilhões de euros que faz parte do programa atual de ajuda, no valor de 245 bilhões de euros. Ambas as partes chegaram a um consenso preliminar sobre alguns aspectos de um acordo, mas ainda há divergências em relação à crescente dívida grega e propostas para corte de pensões e aumentos de impostos.

Mais cedo, o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, reuniu-se com o colega alemão de pasta, Wolfgang Schäuble, em Berlim. Varoufakis declarou que o encontro foi "extremamente amigável", mas que não houve negociações entre os dois. "Um acordo é absolutamente essencial para a integridade da Europa", disse Varoufakis. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS